Gestão do tempo

27/08/2018

Hoje quero falar um pouco sobre gestão do tempo. Para começar eu te pergunto: como você tem administrado seu tempo?

 

 

Quero trazer à tona esse tema, que considero ser o maior vilão nos resultados negativos das pessoas que buscam sucesso e não conseguem. Como assim Paulo? Alguma vez você já deve ter tido a sensação de que seu dia precisava ter 48 horas porque não conseguiu fazer tudo que precisava ser feito?

 

Durante o dia, quantas vezes você para e confere as redes sociais? Você prefere trabalhar duas horas a mais depois do expediente com a desculpa de que trabalhando sozinho você rende mais porque o telefone não toca, ou ninguém te incomoda? Você recebe aquele fornecedor que vai no seu escritório tomar um cafezinho e toma sua manhã toda com assuntos que não são produtivos?

 

Muito bem, se você se enquadrou em um dos casos acima, isso é um forte indício de que você não está sabendo administrar o seu tempo. Vivemos em uma rotina que somos cobrados por respostas rápidas, vejo pessoas enviando mensagens de whatsapp, que são importantes mas que não são urgentes, fora do horário de trabalho, com o argumento de que precisam enviar logo o assunto caso contrário podem esquecer de tratar no dia seguinte. Vejo pessoas atropelando a hora do almoço, lendo e-mails ou respondendo as mensagens enquanto efetua sua própria refeição. Te pergunto se isso é normal? Pode ser até comum, mas não é normal!

 

Tenho uma curiosidade para te perguntar: você tem agenda? Aquela que anota os compromissos, colocando horários e tarefas diárias? Quem não tem agenda de verdade vira agenda dos outros. Sim, isso mesmo: passa a ter os horários que os outros te procuram porque está permitindo responder mensagens de whatsapp de imediato, respondendo e-mails fora do horário de expediente, resolvendo assuntos que por ventura esqueceu de resolver durante o dia, porque não programou bem a rotina, ou até mesmo quando está no horário de lazer e para tudo porque lembrou que deixou de fazer alguma coisa que não foi feito.

 

Muitas vezes me peguei nesse quadro, respondendo mensagem à noite, permitindo que a minha privacidade, meu convívio com a família fosse invadido por uma tarefa de trabalho que poderia ser resolvido no dia seguinte. Me peguei olhando o telefone o dia inteiro, no intervalo das visitas com clientes ou até mesmo enquanto o cliente olhava o telefone dele, repetia o absurdo de olhar o meu, sem perceber. Trabalhando no piloto automático.

 

Está bom? E como mudar isso? Toda e qualquer mudança de comportamento precisa ser processada primeiro a partir da sua mente, que faz você trabalhar no piloto automático, com isso, você faz muita coisa sem perceber o que está fazendo. Correto? A medida que você tira isso da mente inconsciente e traz para o consciente, tudo muda, porque você vai precisar pensar para poder agir. Estabelecendo uma nova rotina diária, fazendo a gestão de tempo, você vai conseguir obter resultados extraordinários e acredite: vai sobrar tempo.

 

Vou te passar algumas dicas importantes:

 

1) O 1º passo é começar, isso mesmo, providencie uma agenda, seja ela online, por aplicativo, ou até mesmo física. Comece definindo o que é importante, prioridade e urgente, para que fique mais claro. Pinte o que é prioridade de amarelo e urgência de laranja em sua agenda ou coloque etiquetas.

2) Acorde cedo! Aproveite a beleza da natureza, a obra prima que Deus criou.

3) Se ainda não faz, procure fazer uma atividade física, isso vai te dar energia para o restante do dia.

4) Procure almoçar no mesmo horário, isso vai facilitar comer melhor, se alimentar com qualidade.

5) Se você trabalha na área comercial, suas visitas precisam ser programadas com uma semana de antecedência, tendo em vista que imprevistos acontecem, confirme-as 1 dia antes.

6) Reserve um horário apenas, no máximo dois na semana, para receber fornecedores; se possível de preferência pela manhã bem cedo, no primeiro horário. Se realmente ele quer que você compre o produto dele, você vai obrigá-lo a estar cedo na sua empresa.

7) Deixe o whatsapp para ser visto apenas 3 vezes ao dia, as redes sociais para serem vistas apenas em um único horário, isso vai facilitar sua concentração no que precisa ser feito.

8) Lembre-se de que os e-mails não são respondidos de forma imediata, responda de imediato apenas os urgentes, os importantes e prioridades podem esperar até o horário que você reservou para respondê-los.

9) Suas reuniões que contam com a sua participação precisam ser objetivas, sem desperdício de tempo, isso vai fazer a própria equipe se espelhar no seu modelo de trabalho.

10) Não dê atenção de forma alguma a noticias negativas que possam afetar seu estado emocional ou até mesmo fisiológico elas podem interferir no seu dia a dia.

 

Importante

O final de semana precisa ter seu momento de lazer, e precisa ser intenso, saboroso e proveitoso.

 

Tenho certeza que se você fizer isso por três ou quatro semanas, vai mudar o seu comportamento, e você vai perceber que sobrou tempo para estudar inglês ou tomar aquele café com os amigos, retomar os estudos através de uma especialização que ficou parada... Enfim, vai ter mais tempo para fazer muito mais em um dia com 24 horas.

 

Um abraço e até a próxima!

Paulo Neime

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Qual é o seu Mindset? Você já parou para se perguntar como é a sua maneira de pensar? A sua mentalidade ou atitude mental?

A forma como você pensa inte...

Você sabe qual é o seu Mindset?

07/02/2018

1/1
Please reload

Posts Recentes

11/01/2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga
  • Instagram ícone social
  • Facebook Basic Square

© 2019 | Paulo Neime - Palestrante e Coach.